Aprovada a emissão de certificados digitais por videoconferência

Aprovada a emissão de certificados digitais por videoconferência

essa sexta-feira (22), o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas (CG ICP-Brasil) aprovou a alteração dos procedimentos e requisitos técnicos para coleta de dados para a emissão de certificados digitais.

A resolução agora prevê a inclusão de batimento biométrico e biográfico realizado em base oficial nacional no processo de identificação de requerente de certificado digital ICP-Brasil. A alteração entra em vigor no dia 1º de fevereiro e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

O secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República e coordenador do CG ICP-Brasil, Thiago Meirelles, destaca que as inovações na emissão dos certificados não comprometem a segurança, o não repúdio e a credibilidade da infraestrutura em todo seu processo – da qualidade da coleta biométrica à emissão do CD.

“Através desta modernização, desburocratizamos o processo da emissão, porém mantendo a mesma equivalência de segurança do procedimento presencial. Aderente à estratégia digital deste governo, que é inspirada nas melhores e mais avançadas práticas mundiais, esta é, sem dúvida, uma entrega importante que o ITI faz para facilitar a vida do cidadão brasileiro”, ressaltou o diretor-presidente do ITI e secretário-executivo do comitê, Carlos Fortner.

ITI

Vinculado à Casa Civil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma autarquia federal reponsável por manter e executar as políticas ICP-Brasil. Os membros do Comitê Gestor da ICP-Brasil, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.

O ITI é também a primeira autoridade da cadeia de certificação digital (AC Raiz).

 

Com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

 

fonte: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/janeiro/aprovada-%20a-emissao-de-certificados-digitais-por-videoconferencia

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat