Certificado Digital e Bombas de combustível

Certificado Digital e Bombas de combustível

Como evitar as fraudes eletrônicas nas bombas de combustível e garantir o abastecimento seguro nos postos?

Como vai funcionar a inclusão dos Certificados Digitais nas bombas de combustível?

A medição do combustível é realizada nos componentes eletrônicos dos equipamentos de abastecimento. Nas bombas, o cálculo do volume de combustível é feito por um bloco medidor, o qual se movimenta conforme a quantidade de líquido que passa por ele. Por sua vez, o transdutor óptico, envia ao medidor o número de pulsos enviados para a bomba.

Para ilustrar essa dinâmica, considere o exemplo: 100 pulsos indicam 1 litro de combustível. É nessa comunicação transdutor e medidor, que os fraudadores instalam componentes que adulteram essa leitura, fazendo o  medidor entender que está recebendo pulsos a mais, mas sem disponibilizar realmente o combustível.

Nesse sentido, para combater esse tipo de adulteração é que o Inmetro vai instalar os Certificados Digitais nos equipamentos, assegurando a integridade e a autenticidade da informação indicada e do combustível entregue. Segundo o instituto, a expectativa é que o consumidor, por meio de um aplicativo no smartphones, tenha a oportunidade de verificar o que está sendo abastecido e os dados que estão sendo assinados digitalmente.

De acordo com o órgão, vai ser instalado um pulser nas bombas e a assinatura digital será feita nesse objeto. O pulser vai receber todos os dados em relação às bombas de combustíveis por meio de um chip.

Vale destacar que o próprio chip vai se encarregar de fazer a assinatura digital das informações referentes à medição da bomba. Por esse motivo, qualquer tentativa de adulteração na quantidade de combustível será impedida, dificultando a ocorrência de fraudes.

O órgão público vai ter total controle dos dados coletados pelo chip e verificados por meio da assinatura digital. O Inmetro também será responsável por fazer o monitoramento individual das bombas.

Todas as bombas de combustível fabricadas no Brasil vão contar com a assinatura digital das medições, a partir do dia 1º de julho de 2022, segundo a Portaria nº 264/2021. A normativa estabeleceu e complementou ainda os requisitos de software e hardware a serem atendidos.

Fonte: https://solutiresponde.com.br/certificado-digital-e-bombas-de-combustivel-entenda-a-estrategia-para-evitar-fraudes-no-abastecimento/?fbclid=IwAR02S7KAZX39-LdYRVvfYOWKsmcqTHTmropbROcd3rjaZS93538Dm1LJ1pI

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat