DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE CERTIFICADO DIGITAL

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE CERTIFICADO DIGITAL

1. QUAL É O PERÍODO DE VIGÊNCIA DO MEU CERTIFICADO? Para fazer o teste do certificado, acesse https://arsoluti.acsoluti.com.br/auth/testeseucertificado e descubra a validade do mesmo. Você poderá verificar também todas as informações que foram inseridas em seu Certificado Digital neste mesmo local.

2. É NECESSÁRIO RENOVAR O MEU CERTIFICADO DIGITAL? Sim, o Certificado Digital é um documento que expira, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, etc… Para renovar, entre em nosso site www.ardigitalserv.com.br  e encontre uma unidade de atendimento próxima a você.

3. NÃO VALIDEI O MEU CERTIFICADO ANTERIOR NA SOLUTI/AR DIGITALSERV, POSSO FAZER A RENOVAÇÃO COM VOCÊS? Sim, você pode escolher a SOLUTI/AR DIGITALSERV para fazer a validação presencial do seu Certificado Digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco. Será um prazer atendê-lo!

4. POSSO ALTERAR OS DADOS DO MEU CERTIFICADO DIGITAL DURANTE A SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO? Na renovação com validação presencial você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital. Acesse nosso site e saiba mais sobre os tipos de certificados www.ardigitalserv.com.br

5. JÁ INSTALEI A LEITORA MAS O CARTÃO NÃO FUNCIONA, O QUE FAÇO? Além da leitora é necessário instalar também o software do cartão. Veja qual o modelo de cartão adquirido e baixe o software compatível, acesse: https://www.soluti.com.br/suporte/ -> instaladores -> cartão e faça a instalação.

Atenção:  Oberthur: é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/LINUX

                  Omnikey:  é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/——–

                  SafeSign:  é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/LINUX

                  Gemalto:  é compatível com o sistema operacional WINDOWS                           

 

6. QUAIS OS SISTEMAS OPERACIONAIS E NAVEGADORES COMPATÍVEIS COM O CERTIFICADO DIGITAL? A emissão do Certificado Digital  deve ser realizada em equipamentos com as seguintes configurações:

• Sistema Operacional: Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows.10 (a partir do build 10586.63).

• Navegadores: Internet Explorer 9.0 ou superior e Firefox. 

ATENÇÃO: A emissão do Certificado Digital não pode ser realizada utilizando o navegador EDGE, instalado em conjunto com o Windows 10. Caso utilize este sistema operacional, sugerimos o uso do Internet Explorer 11 para emissão do Certificado Digital. 

7. MEU CARTÃO BLOQUEOU, COMO DESBLOQUEIO? Vá no menu iniciar do seu computador → todos os programas → digite Administração de Token → ao abrir o programa na aba superior dele terá a opção Token, clique nela e logo em seguida em Desbloquear PIN → insira a senha PUK do cartão→ Após colocar a senha do PUK, crie uma senha nova para o seu PIN e aperte OK.

8. ONDE CONSIGO AS SENHAS DO MEU CARTÃO? Ao adquirir o Certificado A3 o representante legal da empresa cria esta senha, inicialmente somente ele sabe a senha e solicitado ao mesmo que anote as senhas nos campos do manual para garantir caso esqueça elas. Caso você não tenha mais sua senha PUK (senha do administrador ou desbloqueio do PIN), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão. A DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

9. COMO IDENTIFICAR O SISTEMA OPERACIONAL DO MEU COMPUTADOR? Para identificar o sistema operacional de um equipamento, siga os passos descritos abaixo:

Vá no menu iniciar do seu computador → digite: painel de controle  → sistema e segurança  →  sistema. Pronto irá aparecer as informações que você procura…

10. ONDE ENCONTRO OS DRIVERS PARA INSTALAÇÃO DO TOKEN? Acesse: www.soluti.com.br > Suporte > Instaladores e Drivers. Escolha seu modelo de Token, faça o download e instalação de acordo com seu Sistema Operacional.

11. COMO INSTALAR MEU CERTIFICADO DIGITAL MODELO A1? Foi entregue a você no momento da validação presencial um manual com o passo-a-passo para realizar a instalação do seu Certificado Digital. Caso tenha perdido ou não esteja com ele em mãos no momento, acesse https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/site/emitircertificado, clique em “Download do Assistente de Emissão de Certificados” para realizar o Download, logo após o término do download execute o arquivo “launch.jnlp”… Irá aparecer um alerta de segurança solicitando que confirme a execução, clique em “Executar” siga os passos indicados para instalação completa do seu Certificado Digital.  

 

12. CASO EU NÃO CONSIGA INSTALAR OU CONFIGURAR MEU COMPUTADOR, TEM ALGUM SUPORTE TÉCNICO PARA ME ORIENTAR? Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com Suporte Técnico da SOLUTI pelo fone 0800 941 6602.

Horário de atendimento ao Cliente:  Segunda à Quinta: 08:00 às 18:30

                                                                Sexta: 08:00 às 18:00

                                                                Sábado: 08:00 às 12:00

 

13. COMO IDENTIFICAR A VERSÃO DO NAVEGADOR DO MEU COMPUTADOR? Abra o Internet Explorer, clique no menu “Ajuda” ? e aponte para a opção “Sobre o Internet Explorer” . Na tela que abrir serão exibidas as informações referentes à versão do Internet Explorer instalado no equipamento.

 

14. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE CERTIFICADOS TIPO A1 & CERTIFICADOS TIPO A3?

Certificado Digital do tipo A1:  

• Validade de um ano;

• Instalado em seu computador; 

• Protegido por uma senha de acesso; 

• Recomenda-se fazer cópia de segurança externa ao computador 

 

Certificado Digital do tipo A3:   

• Validade de 1 a 3 anos; 

• Instalado obrigatoriamente em uma mídia (cartão smartcard ou token); 

• Protegido pela senha de acesso à mídia; 

• Tipo recomendado pela Secretaria da Receita Federal por oferecer maior segurança. 

Informações Importantes: a) Nunca formate a sua mídia (cartão smartcard ou token) pois isto acarreta a perda irrecuperável do Certificado Digital. 

                                                b)  A senha é de responsabilidade única e exclusiva do cliente. 

                                                c) A DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

 

15. PARA QUE SERVE O CERTIFICADO DIGITAL MODELO E-CPF? Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, tais como: o envio da declaração do Imposto de Renda; consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física; recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junto à Receita Federal; Constituição, alteração ou extinção de empresas na maioria das Juntas Comerciais do país; DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais; DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais; DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas; SPED – Sistema Público de Escrituração Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; Entre outras finalidades…

 

16.   PARA QUE SERVE O CERTIFICADO DIGITAL MODELO E-CNPJ? e-CNPJ é um Certificado Digital emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC. 

O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa e serve para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal. Ele também é indicado para: Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS; NF-e – Nota Fiscal eletrônica; CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais; DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais; DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas; entre outras finalidades…

 

17. CERTIFICADO TIPO A1 BLOQUEIA? O certificado A1 diferente do A3 não tem limite de tentativas de senhas para sua instalação ou seja o mesmo não é bloqueado, porém sem sua senha correta não é possível sua instalação.

 

18. QUAL A SENHA DO MEU CERTIFICADO A1? Durante o processo de emissão do certificado no equipamento o responsável define uma senha de instalação, senha está que fica restrita ao responsável que efetuou a emissão do Certificado Digital sem ser possível sua alteração.

Atenção: A DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

 

19. É POSSÍVEL INSTALAR O CERTIFICADO A1 EM MAIS DE UM EQUIPAMENTO? O arquivo de Certificado A1 pode sim ser instalado em um ou mais equipamentos, basta copiar o arquivo de seu certificado para o equipamento desejado e repetir o processo de instalação. A instalação utilizando os dados que você recebeu no processo de validação presencial (dados de usuário & a senha de instalação) é feita somente uma vez, após essa instalação será gerado um arquivo no formato .pfx e este arquivo sim pode sim ser instalado em um ou mais equipamentos.

20. QUAIS SÃO AS CADEIAS DO CERTIFICADO DIGITAL QUE DEVO POSSUIR?

Cadeias de Certificados Emitidos a Partir de 2019

Cadeias de Certificados Emitidos a Partir de Janeiro/2012

  • ICP-Brasil V5
  • Autoridade Certificadora do SERPROACF V3
  • Autoridade Certificadora do SERPRORFB V3
  • Autoridade Certificadora SRFB V3
  • ICP-Brasil V
  • 21. O QUE É CHAVE PRIVADA?

    A chave privada é gerada simultaneamente com a chave pública e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

  • 22. POSSO ENTREGAR MEU CERTIFICADO DIGITAL E SENHAS PARA TERCEIROS? Por se tratar de um documento que garante sua identidade em transações eletrônicas com validade jurídica, não indicamos entregar seu certificado ou de sua empresa para terceiros.

  •  
  • 23. POSSO ​UTILIZAR ​OUTRA ​MÍDIA ​PARA ​RENOVAR ​O ​MEU ​CERTIFICADO DIGITA ​A3? Sim, porém é obrigatório que utilize as mídias homologadas​.

    24. ​POSSO ​RENOVAR ​UM ​CERTIFICADO ​DIGITAL ​A1 ​PARA ​A3Não é possível renovar um certificado do tipo A1 para um certificado do tipo A3, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo ​Certificado ​D​igital. 

     

    25.​POSSO ​RENOVAR ​UM ​CERTIFICADO ​DIGITAL ​A3 ​PARA ​A1?​ ​Não é possível renovar um certificado do tipo A3 para um certificado do tipo A1, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo ​Certificado ​D​igital. 

     

    ​26. POSSO ​RENOVAR ​UM ​CERTIFICADO ​DIGITAL e-CPF ​PARA ​UM e-CNPJ ​OU ​VICE​VERSA?​ ​Não, o Certificado Digital  e-CPF e ​o ​e-CNPJ​ ​são certificados diferentes, no caso do e-CPF exige na primeira validação e emissão do Certificado apenas documentos da pessoa física (titular do certificado), já o e-CNPJ exige uma série de documentações da empresa e de seus representantes junto da Receita Federal do Brasil para a emissão do Certificado Digital. 

     

    ​27. UM ​TERCEIRO ​PODE ​RENOVAR ​ELETRONICAMENTE O ​MEU ​CERTIFICADO ​DIGITAL?​ ​Não, o Certificado Digital é o seu documento de identificação eletrônico, de uso pessoal e intransferível​.​

     

    ​28. OUTRO ​RESPONSÁVEL ​LEGAL ​DA ​MINHA ​EMPRESA ​PODE ​RENOVAR O  ​CERTIFICADO ​DIGITAL ​DA ​MINHA  ​EMPRESA?Sim, desde que este responsável esteja no contrato social da empresa apresentado na validação presencial​.​

     

    29. QUANTO TEMPO ANTES DO VENCIMENTO PRECISO RENOVAR MEU CERTIFICADO DIGITAL? A renovação do certificado deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples e rápido.

  •  

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat