Entenda como o portal do governo pode ser um aliado nas empresas

Entenda como o portal do governo pode ser um aliado nas empresas

O novo portal do governo (gov.br) já está em funcionamento em estágio beta, possibilitando o acesso a uma série de serviços. A previsão é de que até dezembro de 2020 todo o projeto esteja concluído.Por se tratar de uma novidade que tem como objetivo simplificar, mas também alterar, a maneira como o cidadão se relaciona digitalmente com o governo, muitas dúvidas surgiram — e ainda surgirão — em relação ao funcionamento e às funcionalidades do portal do governo.Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer melhor mais essa iniciativa do Governo Federal voltada para os meios digitais e mostrar como o novo portal pode ser um grande aliado das empresas. Acompanhe!

Quais são os principais serviços disponíveis? governo 

Como dito, o portal do governo traz, em um único ambiente, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo federal. Até o final de 2020, todos os canais digitais do governo estarão totalmente integrados, tornando o portal “gov.br” a entrada única para os ambientes institucionais da administração federal, oferecendo um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.

Quanto aos serviços disponibilizados no novo formato, é importante destacar o benefício trazido ao cidadão. Isso porque grande parte da população sequer tem conhecimento acerca dos serviços do governo disponíveis por meios digitais.

Além disso, em muitos casos, a descentralização das informações e dos portais dos órgãos acaba dificultando a relação do cidadão comum com o Poder Público, impedindo a execução simplificada de diversos serviços. Porém, essa realidade tende a mudar com o novo portal do governo.

A iniciativa visa desburocratizar a relação das pessoas com os órgãos governamentais, garantindo o acesso centralizado e simplificado do cidadão e das empresas a mais de 3 mil serviços.

A exemplo, no contexto das empresas, o portal se mostra um grande aliado ao facilitar o cumprimento de obrigações, além de oferecer todo o suporte informativo e operacional para manter os negócios em conformidade com as normas. 

A seguir, reunimos alguns dos serviços disponíveis para as empresas:

abertura, modificação e encerramento de empresas;

•comunicação e envio de dados relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho;

•solicitações de serviços relacionados a entidades sindicais;

•emissão de Certidão de Débitos e Consulta de Autos de Infração;

•solicitação de acesso aos dados identificados RAIS e CAGED;

•alteração no banco de dados da RAIS e do CAGED;

•solicitação de informação de vínculos empregatícios da RAIS e do CAGED;

•apresentação de Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores (CDTT);

•comunicação de férias coletivas (CFC);

•cumprimento de Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Fiscais de Empregado Doméstico (esocial);

•entrega da declaração mensal para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

•encaminhamento da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

•obtenção do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual (CA).

A importância do Certificado Digital

Como foi possível perceber, a lista de serviços disponíveis via portal do governo é bastante extensa. Contudo, é importante mencionar que para muitos dos serviços oferecidos é necessária a utilização de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada junto à ICP-Brasil.

Ou seja, o amplo acesso aos serviços do gov.br só será possível mediante uso de Certificação. Nesse ponto, a Soluti, referência nacional em Certificação Digital, coloca à disposição do cidadão e das empresas o Bird ID, um Certificado Digital em nuvem integrado à maior parte dos sistemas do governo.

Com o auxílio dessa ferramenta, o usuário poderá não só acessar e utilizar todo o potencial do portal do governo, mas poderá fazer isso de forma flexível e simples, a partir do seu smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel habilitado.

O Bird ID, assim como o “gov.br”, é pensado para ser simples, centralizado e eficiente, garantindo amplo acesso ao Certificado Digital a custos programados e condizentes com a necessidade do utilizador.

Como acessar o “gov.br” e seus serviços?

Todas as funcionalidades e possibilidades do portal do governo estão acessíveis a partir do cadastro e login no sistema. A seguir, elencamos os passos necessários para efetivar esse cadastro. É simples e fácil:

1.acesse a página do “gov.br” e selecione a opção “acesse sua conta”;

2.na página seguinte, procure pela opção “crie sua conta” e a selecione;

3.preencha todos os campos solicitados com os seus dados;

4.valide sua conta a partir de uma das opções disponibilizadas (e-mail ou SMS);

5.para finalizar o cadastro é necessário informar o CPF e criar uma senha de acesso.

Concluída a etapa de cadastro, agora já é possível logar na página do governo e utilizar seus serviços. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

1.retorne à página inicial do “gov.br” e clique na opção “acesse sua conta”;

2.na tela seguinte, digite o seu CPF e confirme;

3.insira a senha criada no momento do cadastro;

4.agora é possível acessar todas as áreas do site.

Toda a navegação do portal do governo foi pensada para ser intuitiva. Os menus são autodidáticos, o que facilita bastante a experiência de uso e a identificação das funções do sistema.

Por fim, o portal do governo, como vimos, é mais um reflexo da transformação digital. Cada vez mais os meios digitais se tornam o padrão para a execução de tarefas e solicitação de serviços, sobretudo aquelas que dependem da relação do cidadão e empresas com as diferentes esferas de governo. Nesse contexto, a Certificação Digital se mostra indispensável, pois é a principal tecnologia responsável por viabilizar a troca de informações segura via internet.

Fonte: Soluti Responde

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