Identificar a enfermidade é apenas o primeiro passo do processo pelo qual todo paciente passa. Para receber os medicamentos corretos, o profissional de saúde usa a Prescrição Médica, agora esse documento importante pode ser enviado de maneira virtual.
Tipos de receita médica
Entre os modelos de receita mais comuns reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), destacam-se:
– Receita simples: utilizada para a prescrição de medicamentos anódinos e de tarja vermelha.
– Receita de controle especial: utilizada para a prescrição de medicamentos de tarja vermelha, como substâncias sujeitas a controle especial, retinoicas de uso tópico, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc.
– Receita azul ou receita B: é um impresso, padronizado na cor azul, utilizado para a prescrição de medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas.
– Receita amarela ou receita A: é um impresso, padronizado na cor amarela, utilizado para a prescrição de entorpecentes e psicotrópicos.
– Receita renovável: é um modelo criado para a comodidade dos utentes, sendo particularmente útil para os doentes crônicos. Intenciona evitar que o paciente tenha que se deslocar com frequência aos centros de saúde e hospitais para a obtenção exclusiva de receitas.
A Prescrição Médica Digital é um documento similar a já usada no Brasil. A diferença é que ela usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Dessa maneira o documento se torna mais seguro e ágil tanto para o paciente quanto para o médico. Entre os benefícios estão:
• rastreabilidade da assinatura digital;
• redução no uso de papel;
• impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
• evita fraudes;
• armazenamento digital;
• facilidade na hora de comprar o seu medicamento.