O que é Prescrição Médica e como o Certificado Digital pode auxiliar esse documento?

O que é Prescrição Médica e como o Certificado Digital pode auxiliar esse documento?

Receitar tratamentos é uma das tarefas mais comuns do dia a dia do médico.

A prescrição racional de medicamentos significa escolher o melhor tratamento medicamentoso, com base nos critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade (comodidade) e custo financeiro para o paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere os seguintes passos para o sucesso da prescrição:

1. Definir o problema do paciente
2. Especificar o objetivo terapêutico
3. Verificar se o tratamento se adequa ao paciente: considerar eficácia, custo, segurança, conveniência e aplicabilidade
4. Fazer a prescrição de forma clara, legível e com indicações precisas
5. Fornecer instruções, informações e recomendações ao paciente: efeitos do medicamento, colaterais possíveis, instruções de uso e avisos
6. Monitorar o tratamento

Prescrição Médica com Certificado Digital

Os benefícios da Prescrição Médica com Certificado Digital 

Identificar a enfermidade é apenas o primeiro passo do processo pelo qual todo paciente passa. Para receber os medicamentos corretos, o profissional de saúde usa a Prescrição Médica, agora esse documento importante pode ser enviado de maneira virtual.

Tipos de receita médica

Entre os modelos de receita mais comuns reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), destacam-se:

– Receita simples: utilizada para a prescrição de medicamentos anódinos e de tarja vermelha.

– Receita de controle especial: utilizada para a prescrição de medicamentos de tarja vermelha, como substâncias sujeitas a controle especial, retinoicas de uso tópico, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc.

– Receita azul ou receita B: é um impresso, padronizado na cor azul, utilizado para a prescrição de medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas.

– Receita amarela ou receita A: é um impresso, padronizado na cor amarela, utilizado para a prescrição de entorpecentes e psicotrópicos.

– Receita renovável: é um modelo criado para a comodidade dos utentes, sendo particularmente útil para os doentes crônicos. Intenciona evitar que o paciente tenha que se deslocar com frequência aos centros de saúde e hospitais para a obtenção exclusiva de receitas.

A Prescrição Médica Digital é um documento similar a já usada no Brasil. A diferença é que ela usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Dessa maneira o documento se torna mais seguro e ágil tanto para o paciente quanto para o médico. Entre os benefícios estão:

• rastreabilidade da assinatura digital;
• redução no uso de papel;
• impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
• evita fraudes;
• armazenamento digital;
• facilidade na hora de comprar o seu medicamento.

Quais os benefícios da Certificação Digital?

Evita Fraudes

Facilidade na leitura da receita médica

Rapidez e agilidade

rastreabilidade da assinatura digital

É comum termos dificuldade na hora de ler as prescrição médica. Com o documento digital, a leitura não fica comprometida, o que também evita erros na hora de adquirir o medicamento certo. Também é preciso levar em consideração que com o uso da prescrição médica, o controle feito pelo farmacêutico é mais rápido e ágil.

De acordo com dados do Conselho de Farmácia por ano são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições médicas. Isso sem contar as fraudes que são deflagradas pela polícia em todo o Brasil. Não há um dado único sobre os valores que a falsificação de receitas, por isso os farmacêuticos precisam sempre estar atentos a essa possibilidade.

O uso da Prescrição Médica com Certificado Digital reduz de maneira brusca essa prática, já que as chaves são únicas e precisam ser lidas por decodificação no sistema das farmácias. Sabe-se também que mesmo que uma falsificação seja realizada, o documento permite que aquela assinatura seja rastreada, já que para tirar o Certificado Digital é preciso ir pessoalmente a uma Autoridade Certificadora com todos os seus documentos em mãos. O que anula as chances de alguém que comete um crime de não ser identificado e julgado.

Atendimento em RIO GRANDE
(53) 3201-3882 com Vanessa
Atendimento em BAGÉ
(53) 3241-0708 com Raquelle
Atendimento no LITORAL/RS
(48) 99833-7170 com Felipe

fonte: https://pebmed.com.br/prescricao-medica-orientacoes-de-como-fazer/

Fechar Menu
WhatsApp chat