Síndico: como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos

Síndico: como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos

Conflitos entre vizinhos, ou até entre condôminos e administração, são mais comuns do que se gostaria. Seja por reclamações por barulho, por divergência na reserva ou na utilização de áreas comuns, ou até mesmo por questões pessoais, é frequente a necessidade da intervenção do síndico para resolução de problemas.

Buscando auxiliar os síndicos a resolver essas situações da melhor maneira, reunimos algumas dicas focadas em comunicação eficiente e clara, tornando a convivência no condomínio ainda melhor. Afinal, queremos que “vizinhança” seja sinônimo de comunidade para você!

 

A importância da comunicação no condomínio

 
 A clareza na comunicação é fundamental para evitar conflitos em comunidade. Uma ideia mal comunicada pode ser a fonte de problemas, em muitos casos, totalmente desnecessários. Portanto, o síndico tem uma grande responsabilidade também nesse aspecto. 

Cabe ao administrador fazer com que as informações mais importantes cheguem até os condôminos, tanto através de circulares e outros comunicados oficiais, quanto no convívio no dia a dia. Ao mesmo tempo, é fundamental que a gestão não privilegie um condômino mais do que outro quando o assunto são as novidades no condomínio.

Quando se trata de problemas de comportamento ou denúncias de descumprimento das regras do condomínio, uma comunicação eficiente pode resolvê-los direta ou indiretamente. Vale lembrar: mesmo em desentendimentos entre moradores, é função do síndico mediar os dois lados e ajudar a encontrar uma solução. Porém, não é seu papel decidir qual das partes está certa ou errada.

 Comunicação eficiente entre síndico e condôminos

 
 Quando a comunicação entre síndicos e condôminos não tem obstáculos, é muito mais simples resolver conflitos, assim como evitá-los. Se os moradores não conseguem reportar um problema à gestão, ou vice-versa, ele não pode ser resolvido.

Para garantir que o fluxo de informações entre os moradores e a gestão funcione, é importante estabelecer primeiramente os canais de comunicação. É dever do síndico avaliar junto aos moradores qual é o melhor canal (email, telefone, mural de avisos, etc), reunir os contatos de todos os condôminos e garantir que as informações alcancem a todos – e sem ruídos. Lembre-se: uma comunicação clara evita problemas desnecessários.

 

Princípios da comunicação não-violenta

 Você já ouviu falar em comunicação não-violenta? Trata-se de um método para se comunicar evitando ataques e defesas, baseado em compaixão e em escolhas mais pacíficas no modo de se expressar. E é também uma ótima estratégia para se comunicar enquanto gestor.

Segundo psicólogo americano Marshall Rosenberg, criador desta abordagem,  “a comunicação não-violenta também assume que todos compartilham o mesmo, as necessidades humanas básicas, e que cada uma de nossas ações são uma estratégia para atender a uma ou mais dessas necessidades”.

As situações de conflito no condomínio podem ser super simples e fáceis de resolver, ou mesmo complexas e passíveis de auxílio de terceiros (advogados, psicólogos e profissionais de RH). Ao se deparar com elas, é essencial que o síndico recorra a mecanismos como os da comunicação não-violenta, fazendo com que o diálogo seja o primeiro recurso na resolução. 

 

Lembre-se também que o síndico não é especialista em tudo e não é capaz de resolver todos os conflitos. Alguns vão permanecer por um bom tempo, outros vão desaparecer da memória dos envolvidos. O que deve ser constante é o comprometimento do síndico em buscar uma solução através do diálogo, deixando claro que decidir quem está certo ou quem está errado não é seu papel.

fonte:  https://blog.townsq.com.br/sindico-como-lidar-com-problemas-de-comportamento-e-resolver-conflitos/?utm_medium=email&utm_source=RD%20Station&utm_campaign=informasq_16 

https://atarde.uol.com.br/imoveis/noticias/1889349-seu-vizinho-e-barulhento-veja-o-que-pode-ser-feito-para-ter-a-sua-paz-de-volta

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fatarde.uol.com.br%2Fimoveis%2Fnoticias%2F1889349-seu-vizinho-e-barulhento-veja-o-que-pode-ser-feito-para-ter-a-sua-paz-de-volta&psig=AOvVaw2wilXkS8cpRwnsFyonAqOj&ust=1609857270468000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCICMhvS_gu4CFQAAAAAdAAAAABAD

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat