SUPORTE TÉCNICO

POLÍTICA DE GARANTIA

Atenção: produtos adquiridos na DIGITALSERV CERTIFICAÇÕES LTDA estão cobertos pela nossa Política de Garantia, a qual respeita o conjunto de normas do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90.

BENEFICIÁRIOS: A presente Garantia estende-se a todas pessoas físicas ou jurídicas titulares de Certificados Digitais emitidos pela AR DIGITALSERV, independentemente do tipo de certificado. A presente política também aplica-se aos dispositivos criptográficos (tokens/cartões inteligentes) e leitoras de cartão inteligente.

PRAZO: prazo de garantia dos Certificados Digitais, dos dispositivos criptográficos e das leitoras de cartão inteligente inicia-se na data de emissão do Certificado Digital e/ou conforme data da emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) – validação presencial e emissão no Local de Atendimento e da entrega efetiva dos dispositivos criptográficos e das leitoras de cartão inteligente.

GARANTIA LEGAL: é direito do consumidor, nos termos do artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, apresentar reclamação formal no prazo de até 90 dias a contar da data de início desta garantia através dos nossos canais de atendimento, para que seja avaliada a necessidade de eventual substituição do produtos adquiridos por outro igual ou equivalente. A AR DIGITALSERV indicará os meios para a entrega do produto para fins de avaliação. A reposição dos produtos em garantia está sujeita às regras de retorno estabelecidas e desde que observadas as condições gerais da cobertura.

CONDIÇÕES GERAIS DA COBERTURA: a presente Política de Garantia assegura os produtos e serviços (dispositivos criptográficos, leitoras de cartão inteligente e Certificados Digitais) contra quaisquer vícios ou defeitos de fabricação, desde que identificados dentro do prazo de garantia e desde que estejam em perfeito estado de conservação. Após confirmado o defeito do produto, a AR DIGITALSERV comunicará ao titular os procedimentos necessários para a reposição do produto em garantia, ficando ciente o titular da obrigação legal da emissão/validação presencial do novo Certificado Digital. Em caso de defeito de fabricação nos dispositivos criptográficos e/ou leitoras de cartão inteligente, a AR DIGITALSERV procederá a substituição sem custo adicional para o cliente. Caso o Certificado Digital apresente problemas cobertos por esta garantia, a AR DIGITALSERV emitirá um novo Certificado Digital sem custo adicional ao cliente. Não estarão cobertos pela Política de Garantia os produtos bloqueados, inutilizados ou danificados devido a falhas de funcionamento decorrentes de problemas no fornecimento de energia elétrica, existência de configurações & objetos em seu interior estranhos ao seu funcionamento, imperícia/imprudência da pessoa que está realizando a instalação ou manuseio do produto adquirido, inconformidade da formatação do Computador (para certificados do Tipo A1) onde esteja armazenado o Certificado Digital, negligência, por motivos de força maior, caso fortuito, roubo, furto, bem como em caso de digitação incorreta das senhas PIN e PUK.

De acordo com as normas da ICP-Brasil, sempre que a senha PIN for digitada 03 vezes consecutivas de forma errada, resultará no bloqueio da senha PIN, sendo que apenas a senha PUK poderá desbloquear. Caso a senha PUK for digitada 03 vezes consecutivas de forma incorreta, resultará na inutilização do Cartão e do Certificado Digital.

A AR DIGITALSERV não possui cópia ou meios de recuperação das senhas PIN e PUK. Em hipótese alguma a AR DIGITASERV será responsabilizada em valor superior ao preço da compra do produto e/ou Certificado Digital, independentemente do prejuízo, perdas e danos diretos ou indiretos, decorrentes da impossibilidade de uso do produto e/ou Certificado Digital. Não estão cobertos produtos e serviços (dispositivos criptográficos, leitoras de cartão inteligente e Certificados Digitais) adquiridos em outras Autoridades Certificadoras ou fornecedores diversos, sendo obrigatória a apresentação da Nota Fiscal emitida na compra para o uso da presente garantia. Certificados Digitais bloqueados, inutilizados ou danificados por defeito verificado em mídia não adquirida na AR DIGITALSERV também não estão cobertos por esta garantia.

DIREITO DE ARREPENDIMENTO: direito de arrependimento poderá ser exercido dentro do prazo de reflexão de 07 dias a contar da data de emissão do Certificado Digital (validação presencial e emissão no Local de Atendimento) e da entrega efetiva dos dispositivos criptográficos e das leitoras de cartão inteligente. Somente será admitida a devolução do produto pelo próprio comprador, mediante a devolução do dispositivo criptográfico e demais assessórios (como guia de instalação e embalagens) que deverão estar em estado novo e em perfeitas condições de uso (não poderão estar bloqueados ou inutilizados), nesse caso, acontecerá a revogação do Certificado Digital, conforme orientações da AR DIGITALSERV. Preenchidos todos os requisitos para o exercício do direito de arrependimento será efetivado o reembolso ao comprador dos valores eventualmente pagos, deduzidos o valor equivalente a quaisquer dispositivos criptográficos inutilizados ou não devolvidos e as despesas referentes à visita para a emissão de certificado, quando aplicável.

VALIDAÇÃO E EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL: a partir da data de confirmação do pagamento do Certificado Digital adquirido, o titular terá o prazo de 180 dias para validação presencial e emissão do Certificado Digital em uma das Unidades de Atendimento da AR DIGITALSERV. Após o prazo estipulado, não ocorrendo a emissão do Certificado Digital, haverá a perda do direito de validação, emissão ou devolução do valor pago.

REEMBOLSO: Para compras efetuadas via boleto bancário, o reembolso será realizado por meio de depósito, em até 15 dias úteis após a AR DIGITALSERV ter confirmado o pedido de reembolso e recebido os dados bancários do cliente. Caso o pagamento tenha sido efetuado via cartão de crédito, o valor da compra será estornado diretamente na fatura do cartão, conforme as regras vigentes da administradora do cartão de crédito. Ultrapassado o prazo limite para solicitação de estorno estabelecido pela administradora, o reembolso será realizado por meio de depósito. O reembolso somente será realizado em conta corrente ou conta poupança da Pessoa Física ou Jurídica informada nos dados de faturamento da Nota Fiscal.

QUAL É O PERÍODO DE VIGÊNCIA DO MEU CERTIFICADO? Para fazer o teste do certificado, acesse https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/auth/testeseucertificado e descubra a validade do mesmo. Você poderá verificar também todas as informações que foram inseridas em seu Certificado Digital neste mesmo local.

NÃO VALIDEI O MEU CERTIFICADO ANTERIOR NA SOLUTI/AR DIGITALSERV, POSSO FAZER A RENOVAÇÃO COM VOCÊS? Sim, você pode escolher a SOLUTI/AR DIGITALSERV para fazer a validação presencial do seu Certificado Digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco. Será um prazer atendê-lo!

POSSO ALTERAR OS DADOS DO MEU CERTIFICADO DIGITAL DURANTE A SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO? Na renovação com validação presencial você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital. Acesse nosso site e saiba mais sobre os tipos de certificados www.ardigitalserv.com.br

JÁ INSTALEI A LEITORA MAS O CARTÃO NÃO FUNCIONA, O QUE FAÇO? Além da leitora é necessário instalar também o software do cartão. Veja qual o modelo de cartão adquirido e baixe o software compatível, acesse: https://www.soluti.com.br/suporte/ -> instaladores -> cartão e faça a instalação.

Atenção:  Oberthur: é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/LINUX

                  Omnikey:  é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/——–

                  SafeSign:  é compatível com os sistemas operacionais WINDOWS/MAC/LINUX

                  Gemalto:  é compatível com o sistema operacional WINDOWS

ONDE CONSIGO AS SENHAS DO MEU CARTÃO? Ao adquirir o Certificado A3 o representante legal da empresa cria esta senha, inicialmente somente ele sabe a senha e solicitado ao mesmo que anote as senhas nos campos do manual para garantir caso esqueça elas. Caso você não tenha mais sua senha PUK (senha do administrador ou desbloqueio do PIN), será necessária a emissão de um novo Certificado Digital e a compra de um novo cartão. A DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese. 

ONDE ENCONTRO OS DRIVERS PARA INSTALAÇÃO DO TOKEN? Acesse: www.soluti.com.br > Suporte > Instaladores e Drivers. Escolha seu modelo de Token, faça o download e instalação de acordo com seu Sistema Operacional.

COMO INSTALAR MEU CERTIFICADO DIGITAL MODELO A1? Foi entregue a você no momento da validação presencial um manual com o passo-a-passo para realizar a instalação do seu Certificado Digital. Caso tenha perdido ou não esteja com ele em mãos no momento, acesse https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/site/emitircertificado, clique em “Download do Assistente de Emissão de Certificados” para realizar o Download, logo após o término do download execute o arquivo “launch.jnlp”… Irá aparecer um alerta de segurança solicitando que confirme a execução, clique em “Executar” siga os passos indicados para instalação completa do seu Certificado Digital.    

CASO EU NÃO CONSIGA INSTALAR OU CONFIGURAR MEU COMPUTADOR, TEM ALGUM SUPORTE TÉCNICO PARA ME ORIENTAR? Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com Suporte Técnico da SOLUTI pelo fone 0800 941 6602.

Horário de atendimento ao Cliente:  Segunda à Quinta: 08:00 às 18:30

                                                                Sexta: 08:00 às 18:00

                                                                Sábado: 08:00 às 12:00

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE CERTIFICADOS TIPO A1 & CERTIFICADOS TIPO A3?

Certificado Digital do tipo A1:  

• Validade de um ano;

• Instalado em seu computador; 

• Protegido por uma senha de acesso; 

• Recomenda-se fazer cópia de segurança externa ao computador 

Certificado Digital do tipo A3:   

• Validade de 1 a 3 anos; 

• Instalado obrigatoriamente em uma mídia (cartão smartcard ou token); 

• Protegido pela senha de acesso à mídia; 

• Tipo recomendado pela Secretaria da Receita Federal por oferecer maior segurança. 

Informações Importantes: a) Nunca formate a sua mídia (cartão smartcard ou token) pois isto acarreta a perda irrecuperável do Certificado Digital. 

                                                b)  A senha é de responsabilidade única e exclusiva do cliente. 

                                                c) A DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

CERTIFICADO TIPO A1 BLOQUEIA? O certificado A1 diferente do A3 não tem limite de tentativas de senhas para sua instalação ou seja o mesmo não é bloqueado, porém sem sua senha correta não é possível sua instalação.

QUAL A SENHA DO MEU CERTIFICADO A1? Durante o processo de emissão do certificado no equipamento o responsável define uma senha de instalação, senha está que fica restrita ao responsável que efetuou a emissão do Certificado Digital sem ser possível sua alteração.

Atenção: DIGITALSERV  não possui cópia(s) da(s) senha(s) dos seus clientes, portanto, não poderá recuperá-la(s) sob nenhuma hipótese.

É POSSÍVEL INSTALAR O CERTIFICADO A1 EM MAIS DE UM EQUIPAMENTO? O arquivo de Certificado A1 pode sim ser instalado em um ou mais equipamentos, basta copiar o arquivo de seu certificado para o equipamento desejado e repetir o processo de instalação. A instalação utilizando os dados que você recebeu no processo de validação presencial (dados de usuário & a senha de instalação) é feita somente uma vez, após essa instalação será gerado um arquivo no formato .pfx e este arquivo sim pode sim ser instalado em um ou mais equipamentos.

POSSO ​UTILIZAR ​OUTRA ​MÍDIA ​PARA ​RENOVAR ​O ​MEU ​CERTIFICADO DIGITA ​A3? Sim, porém é obrigatório que utilize as mídias homologadas​.

UM ​TERCEIRO ​PODE ​RENOVAR ​ELETRONICAMENTE O ​MEU ​CERTIFICADO ​DIGITAL?Não, o Certificado Digital é o seu documento de identificação eletrônico, de uso pessoal e intransferível​.​ A renovação do certificado deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples e rápido.

O Titular do Certificado Digital pode solicitar a revogação do Certificado Digital a qualquer tempo, sendo obrigatória a solicitação imediata quando:
1) houver suspeita do comprometimento de sua chave privada, mídia ou senha, especialmente em caso de perda, furto, roubo,acesso indevido;
2) houver alteração de qualquer informação constante do Certificado.

A revogação pode ser feita neste site, mediante fornecimento de senha específica.

Se não possuir mais a senha, solicite a revogação de forma presencial em uma das unidades da AR DIGITALSERV.

Acesse aqui: https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/site/revogar

Aqui você pode emitir seu certificado digital, após o processo de validação presencial.

Você precisará do nome do usuário, informado a você no momento da validação presencial. E também precisará da senha de emissão do certificado digital, criada durante o processo de solicitação do seu certificado.

Acesse aqui: https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/site/emitircertificado

Este serviço permite que você teste o funcionamento do seu certificado digital.

Para isso, é preciso que seu certificado esteja corretamente instalado, assim como as cadeias de certificação. Se for um certificado A2, A3 ou A4, é preciso que o driver do dispostivo também esteja instalado corretamente.

Ao utilizar este serviço, você concorda que tenhamos acesso a todos os dados públicos presentes em seu certificado digital, e que esses dados não serão fornecidos a terceiros.

Você será direcionado para outra página, que solicitará o login com o certificado digital.

CLIQUE AQUI PARA TESTAR SEU CERTIFICADO DIGITAL: https://ardigitalserv.acsoluti.com.br/auth/testeseucertificado

SUPORTE DOCUMENTAL

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico que permite que o seu portador assine digitalmente os documentos que emitir. Ele surgiu para acompanhar as inovações tecnológicas, para facilitar a rotina de trabalho e para garantir mais segurança às transações realizadas pela internet.

Por ser assim, a lei estabelece, atualmente, que todos aqueles que emitem nota fiscal são obrigados a adquirir esse certificado. Porém, em razão dos inúmeros benefícios que ele oferece, até aqueles que não são obrigados estão optando por utilizá-lo.

Através do Certificado Digital, diretamente do seu escritório ou de sua casa, você tem acesso aos seguintes sistemas:

  • Receita Federal: CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DBF, DCIDE, DCP, DEREX, DCTF, CRED, DIF, DIMOB, DIMOF, DIPI-TIP, DNF, DSPJ, DTTA, e-CAC, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL, Leilões eletrônicos;
  • SEFAZ: NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e;
  • Governo: SISCONSIG;
  • Saúde: DMED, TISS;
  • MEC: PROUNI;
  • Segurança Privada: GESP;
  • Detran: e-CNH;
  • Setor Público: ITR, DERC;
  • SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;
  • Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;
  • Zona Franca de Manaus: SUFRAMA;
  • Parcelamento eletrônico online de débitos Pessoas Jurídicas;
  • Retificação do DARF;
  • Provisão de Procuração Eletrônica;
  • Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Jurídica;
  • Perícia Judicial;
  • Justiça: PJ-e, e-DOC, e-PET, e-STJ
  • Siscomex (comércio exterior);
  • Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Física;
  •  Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP);
  • Dentre outros serviços

Documentação original necessária para emissão do seu e-CPF

  • CNH ou RG e CPF do titular;
  • Título de Eleitor (opcional);
  • PIS, PASEP, NIT (opcional);
  • CEI (caso seja empregador);
  • CAEPF (caso seja empregador)

É necessário fazer a validação presencial do e-CPF?

Sim. A validação presencial é uma etapa imprescindível para a emissão do Certificado Digital.

Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).

ATENÇÃO: a DIGITALSERV reserva-se no direito de solicitar documentos complementares, caso julgue necessário.

Documentação original necessária para emissão do seu e-CNPJ

  • Cartão CNPJ;
  • Ato constitutivo da pessoa jurídica, por exemplo: Contrato Social (com alteração se houver);
  • CNH ou RG e CPF do titular;
  • Título de Eleitor (opcional);
  • PIS, PASEP, NIT (opcional).

É necessário fazer a validação presencial do e-CNPJ?

Sim. A validação presencial é uma etapa imprescindível para a emissão do Certificado Digital.

Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).

ATENÇÃO: a DIGITALSERV reserva-se no direito de solicitar documentos complementares, caso julgue necessário.

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